CONHEÇA O CODAI

 

COLÉGIO AGRÍCOLA DOM AGOSTINHO IKAS

CODAI

 

____________________________________________________________________________________________________________________

 

RELAÇÃO CODAI E UFRPE

 

    O Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas é um órgão suplementar da Universidade Federal Rural de Pernambuco, voltado para educação profissional e de nível médio.

 

 

LOCALIZAÇÃO DO CODAI

 

    Localizado na cidade de São Lourenço da Mata, o Codai oferece sete  cursos regulares: o Ensino Médio (2º grau), o Técnico em Agropecuária (pós-médio e integrado), o Técnico em Administração e Marketing, o Técnico em Alimentos (presencial e a distância) e Pós-Técnico em Cana-de-Acúcar.  

 

 


HISTÓRICO DO CODAI

 

   As origens do CODAI estão no Aprendizado Agrícola de Pacas fundado em 1936, na localidade de mesmo nome no município de Vitória de Santo Antão – PE, sendo vinculado à Secretaria Estadual de Agricultura. A vinculação à Universidade Federal Rural de Pernambuco se deu em 1958.

   A denominação atual do Colégio data de 1968, numa homenagem a Dom Agostinho Ikas, monge beneditino remanescente do grupo de religiosos alemães que, em 1912, fundou a Escola Superior de Agricultura em Pernambuco. Como Professor de Zootecnia, religioso e homem atento às necessidades sociais do povo do vale do Tapacurá permaneceu no Colégio até o seu falecimento naquele mesmo ano.

   Em 1971, o Engenho São Bento foi inundado pelas águas da represa da Barragem de Tapacurá. Como única alternativa, a instituição foi transferida para o centro de São Lourenço da Mata, local onde funciona até a presente data. Em setembro de 2000, o Colégio recebeu do Grupo Votorantim a doação de área com 34,7 ha, na localidade de Tiúma, em São Lourenço da Mata, voltando seu planejamento para expansão das atividades de ensino na nova área.

 

 


 

 

      Hoje o CODAI conta com aproximadamente 50 professores e  mais de 500 alunos, distribuídos nos cinco cursos que oferece e utiliza a estrutura das Estações Experimentais de cana-de-açúcar e de Pequenos animais de Carpina, além do Campus sede de Dois Irmãos e das Bases Experimentais do IPA para a realização de aulas práticas


 

ENSINO TÉCNICO-PROFISSIONALIZANTE

 

    Com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) 9694/96, o ensino técnico profissional foi desvinculado do Ensino Médio. Em 1998, a UFRPE instituiu, portanto, o Ensino Médio na Instituição, no Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas (Codai). 

    Em atendimento a uma demanda da sociedade, o Ministério da Educação (MEC) sugeriu e discutiu com professores uma proposta para o Ensino Médio Integrado ao Profissionalizante. Em 2004, esta proposta se transformou no Decreto 5154/2004, que levou grande parte das unidades federativas a oferecerem o Ensino Médio Integrado ao Profissionalizante. 
       O Ensino Médio tem como objetivo a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos, além de oferecer uma preparação básica para o trabalho e a cidadania. É também objetivo primordial dessa etapa estudantil a garantia de compreensão dos fundamentos científicos-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando teoria com a prática.